Membros do Comité científico

A seleção dos Casos Clínicos será da exclusiva responsabilidade do Comité Científico que, de forma independente da MSD e num processo totalmente anonimizado, fará a seleção dos Casos Clínicos suscetíveis de reconhecimento.

Professor Doutor Armando Carvalho

Médico Especialista em Medicina Interna

Diretor do Serviço de Medicina Interna do CHUC

Licenciado em Medicina (1978) pela FMUC, onde se doutorou (1996) e fez agregação em Medicina Interna (2005). Professor catedrático da FMUC. Diretor da Clínica Universitária de Medicina Interna. Regente de Medicina do Estágio Programado e Orientado (6º ano). Presidente do Colégio de Medicina Interna da Ordem dos Médicos. Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Professor Doutor Guilherme Macedo

Médico especialista em Gastrenterologia

Diretor de Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar de São João

Professor Convidado de Gastrenterologia na Faculdade de Medicina do Porto. Diretor do Centro de Formação de Gastrenterologia e Hepatologia do World Gastroenterology Organization (WGO), no Porto. Representante do Colégio Americano de Gastrenterologia (ACG), para Portugal entre 2007-2013; Conselheiro Internacional da Região entre 2012-2013, pertencendo à Comissão Internacional do ACG desde 2009. Premiado pelo ACG com o International Leadership Award in Gastroenterology, em 2015. Membro do Conselho e Comissão Executiva do WGO e da Comissão de Formação de Formadores, participando em diversas iniciativas do seu programa educacional. Presidente eleito do WGO. Autor de mais de 350 publicações em revistas com revisão por pares, recebeu 20 distinções nacionais e prémios nas áreas da Gastrenterologia, Endoscopia e Hepatologia.

Dra. Liliana Carvalho

Médica especialista em Gastrenterologia no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental – Hospital Egas Moniz

Professora Assistente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Co-investigadora em diversos ensaios clínicos. Autora de diversas publicações em revistas internacionais indexadas. Autora de várias comunicações orais em congressos nacionais e internacionais.

Dra. Paula Peixe

Médica Especialista em Gastrenterologia, com subespecialidade em Hepatologia

Assistente Hospitalar Graduada com o Grau de Consultora

Licenciada na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa. Assistente de Medicina – NOVA Medical School (Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa). Professora Auxiliar Convidada – Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (Mestrado de Nutrição Clinica). Diferenciação em Hepatologia e Doença Inflamatória Intestinal. Comissão de ética do CHLO (e subcomissão EVA) e IPR. Grupo de trabalho das comissões de ética da ARSLVT. Comissão de Infeção Hospitalar. Publicou em revistas nacionais e internacionais (20 em jornais com indexação no Pubmed). Revisora de revistas nacionais e internacionais (PJG, Medicine, SJG, DDI,CJAST). Participação regular em conferências, mesas redondas e outras apresentações. Vice Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF).

Professor Doutor Rui Tato Marinho

Médico especialista em Gastrenterologia, subespecialista em Hepatologia

Diretor de Serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – Hospital de Santa/ Hospital Pulido Valente

Presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG). Professor Associado com Agregação na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Membro da Comissão Pedagógica da Faculdade de Medicina, da Universidade de Lisboa. Presidente da Semana Digestiva 2020. Fellow da American Association for Study of Liver Diseases. Director do Centro de Medicina Paliativa da Faculdade de Medicina de Lisboa. Advisor do Governing Board da European Liver Patient Association. Perito para o Programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia. Consultor do Viral Hepatitis Prevention Board. Autor de diversas publicações em revistas com indexação no Pubmed. Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos, em 2015.